blog

segunda-feira, 13 de junho de 2011

O Jovem Cristão na Sociedade.

Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. (provérbios; 22:6).

A sociedade compõe-se de famílias, e é o que a façam os chefes de família. Do coração "procedem as saídas da vida" (Prov. 4:23), e o coração da sociedade, da igreja e da nação, é o lar. A felicidade da sociedade, o êxito da igreja, a prosperidade da nação, dependem das influências domésticas.
A elevação ou decadência do futuro da sociedade serão determinadas pelos costumes e a moral da juventude que cresce ao nosso redor. Como a juventude é educada e como é moldado o seu caráter na infância em hábitos virtuosos, domínio próprio e temperança, assim será sua influência na sociedade. Se os jovens são deixados sem esclarecimento e sem controle, tornando-se em conseqüência voluntariosos, intemperantes em apetite e paixão, assim será sua influência futura em moldar a sociedade. As companhias que a juventude mantém agora, os hábitos que forma, os princípios que adota, são uma indicação da espécie de sociedade do futuro. A atmosfera que circunda a alma dos pais enche a casa, e é sentida em todos os recantos do lar. Os pais criam em alto grau a atmosfera do círculo domestico, e quando há desinteligência entre os pais, os filhos participam do mesmo espírito.
Todo lar cristão deve ter regulamentos; e os pais, em palavras e comportamento de um para com o outro, devem dar aos filhos um exemplo precioso e vivo do que desejam que eles sejam. A pureza da linguagem e a verdadeira cortesia cristã devem ser constantemente praticadas. Ensinai as crianças e os jovens a se respeitarem a si mesmos, a serem leais para com Deus, leais aos princípios; ensinai-os a respeitar e obedecer à lei de Deus. Esses princípios lhes regerão a vida e serão guiados em suas relações com os demais. Eles criarão uma atmosfera pura, cuja influência encorajará as almas débeis no caminho ascendente que conduz à santidade e ao Céu.
 FILHO meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.(Provérbios; 3:1).

Por: Reginaldo Barbosa.
Fonte: O Lar Adventista (Ellen White).

Nenhum comentário:

Postar um comentário